17 de novembro de 2011

CIGESP 2011 – Daiany França

O Blog da Daiany França trará para você, estimado leitor, os melhores momentos do 1º Congresso Internacional Sobre Gestão do Esporte e 4º Congresso Brasileiro Sobre Gestão do Esporte – CIGESP 2011, que iniciou hoje, 16 de novembro, e que seguirá até a próxima sexta, 18.


O CIGESP 2011 é uma realização da Universidade de Brasília (UnB), Associação Brasileira de Gestão do Esporte (ABRAGESP) e Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte (GESPORTE). O evento está ocorrendo no Centro de Convenções Ulisses Guimarães e tem como tema “Gestão Profissional do Esporte, Qualificação Profissional e Copa do Mundo de 2014”.

Na abertura do evento, hoje pela manhã, tivemos à mesa o Magnífico Reitor da UnB, o Presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), a Presidente da Associação Brasileira de Gestão do Esporte, o Vice Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Secretário de Esporte de Brasília, dentre outros. Recebeu homenagem da organização do evento, os professores Mario Cantarino, dono da maior biblioteca particular do Brasil, sobre Educação Física e Atletismo, vendida para a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde ensinou por mais de três décadas, e o Dr. Gustavo Pires, da Universidade Técnica de Lisboa.

No período da tarde tivemos a apresentação do Prof. Dr. Gustavo Pires, com o tema “Megaeventos esportivos e qualificação dos gestores”. O mesmo falou sobre o gerenciamento do tempo, de recursos e de riscos, como primordiais para uma gestão esportiva eficaz. Indagou sobre quais as competências e habilidades precisam os gestores esportivos e, por fim, deixou comandos para aqueles que aspiram uma gestão esportiva profissional, que foram: cultura do conhecimento, ética dos valores e perspectiva profissional (arriscar).

Ainda no período da tarde tivemos a apresentação de pôsteres, mais uma palestra, com o tema “Legislação Brasileira como referencial para a Gestão no Ambiente Esportivo”, com o Prof. MS. Martinho Neves Miranda, membro da Comissão de Direito Esportivo da OAB-RJ. Finalizando o dia, tivemos as apresentação da comunicação oral, com cerca de 6 trabalhos apresentados.

Durante a apresentação de pôsteres, eu pude apresentar os resultados do “Laboratório de Gestão do Esporte do Estado do Ceará – Um Estudo Exploratório”. O trabalho foi uma compilação dos frutos colhidos com o LabGE|CE, durante o segundo semestre de 2010. Com certeza, essa aprovação da UnB impulsiona-me a fazer mais e a sonhar mais pela gestão esportiva do Ceará. Quem tiver mais interesse pelo laboratório é só entrar em contato, que passo a pesquisa e mais detalhes sobre o mesmo.


Amanhã teremos quatro palestras e mais apresentações de trabalhos. Este é, com certeza, um evento que tende a contribuir para os discursos e pesquisas sobre a gestão esportiva no Brasil. E nós estamos de olho!

Até amanhã!
Daiany França
Timótheo Batista