7 de junho de 2011

Eternamente Fenômeno!

Hoje é sem dúvida um dia que jamais será esquecido, é a despedida do maior artilheiro em copas do mundo, um dos melhores jogadores de futebol do mundo... RONALDO FENÔMENO! Nunca canso de falar dele, gostem ou não... Como celebração desta despedida, editei um dos melhores textos sobre essa decisão do Fenômeno, de parar de jogar e se dedicar à sua agência 9ine. O texto original é do Eduardo Esteves para o Yahoo! Brasil:
A chegada de Ronaldo ao Corinthians no fim de 2008 virou sinônimo de marketing esportivo no Brasil. Sua volta foi amparada por um ousado e inovador plano, baseado na exploração de sua imagem para potenciais patrocinadores do clube.

Ronaldo sabia que seria possível e confiou no projeto, acreditou na força do marketing e de sua imagem. Resultado: o Corinthians nunca gerou tanto dinheiro com patrocínios como em 2009 e 2010.

A 9ine é fruto dessa confiança de Ronaldo em gerar capital a partir da imagem dos atletas.
Ao criar sua agência de marketing esportivo, Ronaldo espera aproveitar o momento do país com dois megaeventos (Copa e Olimpíadas) e passar a diversos atletas o acompanhamento - fundamental - que não teve em sua carreira.
O objetivo da 9ine é trabalhar com poucos e bons atletas. E isso também vale para as empresas. Seu foco será gerenciar a imagem dos atletas, com a captação de novos patrocínios, acompanhamento pessoal e exclusividade total no número de atletas gerenciados.

Por enquanto, Anderson Silva, um dos melhores lutadores de MMA do mundo e Falcão, astro do futsal, já são clientes da 9ine. Outros três jogadores já possuem um carinho especial da empresa: Neymar, Ganso e Lucas. A idéia de gerenciar suas imagens vem a partir do excelente momento que o trio vive no futebol brasileiro, do fato de já possuírem uma imagem reconhecida mundialmente, além de suas presenças certas nas Olimpíadas 2012, em Londres, e na Copa 2014.

Muitos empresários não gostam da possível interferência de Ronaldo em suas carreiras como atletas, apesar da agência divulgar que seu trabalho é complementar o papel dos empresários, que apenas focam na carreira dentro de campo e desconhecem a importância da valorização de suas imagens.

É inegável que Ronaldo, pela amizade que possui no futebol, naturalmente atue como um conselheiro dos jovens jogadores. Afinal, ele sabe como ninguém sobre os altos e baixos da carreira de um atleta. Apesar do interesse de muitos atletas em serem gerenciados pela 9ine, Ronaldo buscará atletas vencedores, de futuro e com personalidades que possam ser amplamente trabalhadas.

Ronaldo entra num setor do mercado que ainda não era tão explorado por empresas. Ter um profissional que cuide especificamente da carreira dos jogadores no âmbito comercial, sendo alguém do nível do Fênomeno, é por si só um diferencial.

Ao que tudo indica, Ronaldo repetirá o sucesso dentro de campo agora no mundo dos negócios. Ele que por diversas vezes acreditou na força da sua imagem e história no esporte para se valorizar. A partir de agora acreditará muito mais!


Timótheo Batista