20 de junho de 2011

Pense global, aja local!

O autor dessa frase é Edgar Morin, que em seu momento discutia um novo pensamento para a educação. Mas creio que neste momento podemos utilizá-la para esse novo momento do esporte cearense. Alguns dos últimos posts abordam temas internacionais, mas ao mesmo tempo locais. Este não será diferente. Desde o fim do ano passado, vi uma onda de novas agências de marketing esportivo, cursos de especialização na área, seminários sobre a Copa-2014...

Um verdadeiro boom, algo que até 2007, praticamente, não existia! Com algumas pessoas eu conversei sobre o tema e comentei que o diferencial ainda estava por vir... Não é possível construir uma infra-estrutura em torno ao marketing esportivo e ao esporte - vamos tratar apenas como esporte - sem uma imprensa especializada na área. Por mais que os atletas sejam bem assessorados, sem o retorno publicitário torna-se difícil alcançar a visibilidade visada pelos patrocinadores. É necessário pensar os dois lados da moeda. Sem visibilidade não há retorno midiático, embora haja incentivo fiscal, tema que não será abordado. 

Embora o dois grande jornais locais estejam dando mais atenção às páginas esportivas, ainda estaríamos longe do que é uma imprensa realmente esportiva. Com certeza muitos já ouviram falar do diários espanhóis Marca, As, Mundo Deportivo, Sport; dos portugueses A Bola e Recorde; dos italianos Tuttosport e Gazzetta dello Sport; do francês L'Equipe. Quase todas as notícias internacionais publicadas no Brasil são originais desses jornais - o fuso horário nos ajuda. Não vou entrar no tema de alguns serem tendenciosos a determinadas equipes, porque isso acontece em todo o mundo!

Mas deixando o global de lado, quero agir local, quero destacar o Jornal Escanteio! Este fim de semana teve rodada dos jogos universitários e no ginásio foram distribuídos exemplares com fins de divulgação, além da presença de um repórter fotográfico registrando alguns momentos da rodada de handebol. Anotei o expediente do jornal e acessei o site, muito bom por sinal para quem começou esse ano.



Quase que em tempo real, publicaram a matéria sobre a conquista da primeira etapa do handebol feminino pela equipe da UFC (Universidade Federal do Ceará). Felicitações ao treinador Prof. Djhandro Ricardo e às atletas pelo desempenho na competição e ao Prof. Wildner Lins (Diretor da Divisão de Desporto Universitário da UFC), responsável pela organização e direção esportiva. Não podemos esquecer da FUCE (Federação Universitária Cearense de Esportes) que também "se reinventou" para dar novo gás ao esporte universitário cearense.

Portanto já temos: os cursos, os profissionais, as equipes estão cada vez mais organizadas e fortes, até imprensa esportiva especializada já temos. É só dar tempo ao tempo para o esporte cearense crescer com estrutura e continuidade. É como diria aquele famoso jingle de fim de ano: "O futuro já começou..."
Timótheo Batista