16 de abril de 2011

Tudo tem limite? O Marketing não!

Nada como "atirar no que viu e acertar no que não viu". Aqui estava eu, navegando pela galáxia Google e me deparei com um spot da Nike, de alguns anos atrás. Uma criatividade absurda! Mas quem não é o público-alvo da campanha, talvez não entenda o anúncio...

Mas com certeza, na Itália, essa publicidade da Nike deu muito certo!
Caso você já tenha entendido, ótimo! Senão, vou explicar: A serpente no fundo da imagem, é o biscione (pronúncia: 'bixione'), no caso dessa campanha, representa a Internazionale de Milão - observe as listras negras e azuis.

O biscione foi brasão de armas da família italiana Visconti, na época das Cruzadas. Porém a sua origem, de fato, é desconhecida. No escudo, a serpente dá origem a uma criança, o que representaria o homem.

A serpente aparece também no brasão de armas da cidade de Milão.

O biscione também faz parte dos dias de hoje: É parte do logotipo da Alfa Romeo, a outra parte, é a cruz vermelha em fundo branco, símbolo da cidade de Milão - onde nasceu a empresa e está até hoje, embora desde 1986 tornou-se parte do Grupo Fiat.

A serpente é a mascote da Inter é está presente nas celebrações e no uniforme da equipe: foi tema de uma camiseta comemorativa pela conquista da Liga dos Campeões da Europa de 2009-2010. Além de estar presente no uniforme visitante da atual temporada.

Os demais animais que aparecem na imagem representam outros times do campeonato italiano, cada um é um mascote de uma equipe:

O diabo representa o Milan. A zebra representa a Juventus de Turim. A loba com as duas crianças é uma referência à Roma. O galo se refere ao Bari. A águia é a mascote da Lazio. Esses homens com os olhos vendados, são pescadores sardos, símbolos da cidade e da equipe do Cagliari. E o touro fugindo, é uma alusão ao time do Torino (touro em italiano).

Agora vale a pena apreciar de novo a propaganda e dar umas boas risadas, porque tem que admitir: Ficou muito bom! Cacofonias a parte... hehe!


Timótheo Batista