1 de maio de 2011

Se o Senna estivesse na Fórmula Indy...

Hoje faz exatamente 17 anos que faleceu o maior piloto de automobilismo de todos os tempos, Ayrton Senna (São Paulo 21/Março/1960 - Bolonha 1/Maio/1994). O Schumacher pode ter sido o melhor em estatísticas, mas falando de grandeza e de dignidade, não há comparação e são vários os pilotos que corroboram esta idéia.
Estou acompanhando o andamento da Fórmula Indy em São Paulo, Indy 300. Percebi a organização de altíssimo nível para realizar um grande evento, sem dúvida o fato da corrida ser no dia 1º de maio tem uma relevância extra.
Certamente a corrida e o evento como um todo estão sendo bem executados, digo 'estão' porque estou com um olho no 'post' e outro no Yahoo Esportes que transmite a corrida em tempo real. (Embora neste momento a chuva obrigou a organização a interromper a prova e estão secando alguns trechos do circuito). Entretanto, só temos 5 brasileiros na Indy 300: Tony Kanaan, Hélio Castroneves, Vitor Meira, Raphael Matos e Bia Figueiredo.
Momentos antes da corrida, Hélio Castroneves afirmou que: "Se a vitória vier será de extrema importância, não só para mim, mas pela importância de Ayrton para todos os brasileiros".
Mas este post é comemorativo, afinal agarramos com unhas e dentes o automobilismo internacional. Temos uma Stock Car muito competitiva, que inclusive já realizou provas fora do Brasil, a Fórmula Truck que movimenta algumas regiões do Brasil, em especial temos o GP Brasil de Fórmula 1 e a Indy 300. Todos eventos com grandes provas e ótimas pistas. Apesar do trágico acidente de Gustavo Sondermann no circuito de Interlagos, na Curva do Café. Provavelmente o circuito será reformado, mas ainda não se tem notícias.
De todas as formas, o automobilismo nacional vive um bom momento, grandes eventos, grandes patrocinadores e ótimos pilotos.
Espero em breve ter um piloto que desperte nossa paixão pelo automobilismo, como Senna. Lembro de quando um certo narrador de televisão gritava algumas frases que se tornaram jargão popular: "Acelera Ayrton" e "Ayrton Senna do Brasil". Eram outros tempos, era uma outra história... Independente se você já viu o trailer do filme ou o próprio filme em si, veja de novo! Vale a pena!


Timótheo Batista