3 de maio de 2010

Dizem que repetindo a criança aprende!

Eu terminei dizendo que não queria mais falar de futebol, repito não vou falar de futebol. Vou falar de gestão e organização esportiva... Se for discutir o significado de cada palavra já seria um mês de posts, se for discutir o sentido das três juntas aí é que a coisa se complica mesmo...
Mas o último post foi sobre a Copa de 2014, mas agora vou adicionar as Olimpíadas de 2016... Vamos ver se agora, realmente, os "grandes" vão dar a cara e cumprir com as suas obrigações, pois não sou eu, mas Jerome Valcke (secretário-geral da FIFA) quem está criticando a atual organização do esporte brasileiro. Como eu gosto de parafrasear, deixo uma pérola do próprio Valcke:
"O Brasil está há muito tempo querendo uma Copa, mas agora tem que se mexer. A Copa é amanhã de manhã. Este ano há eleições, para tudo. Ano que vem, carnaval, para de novo. É preciso aproveitar o tempo disponível para fazer as coisas. Vocês têm a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016, mas têm de fazer por onde."
Se meia palavra para bom entendor basta... Acho que ele foi mais que direto!
E o mais curioso é, só agora que a data limite já passou é que começaram a solicitar financiamento ao Ministério de Cidades. Ainda bem que isso no Brasil se resolve rápido, sem muita burocracia...
Já estou vendo, logo logo vão esquecer que a FIFA está criticando a nossa atitude, ou seria inércia???
Todo o Nordeste está atrasado, junto com Rio de Janeiro e Brasília. O Rio de Janeiro agora só quer saber dos royalties do petróleo e pré-sal, porque é um tema atual, pensar a longo prazo no Brasil é teoria. Mas pelo menos já estão reformando, pixando e limpando o Cristo Redentor. Já Brasília como é a capital... é um panorama triste.
Realmente, não dava para esperar outra coisa, depois do que aconteceu com o Pan Rio-2007, é só esperar que daqui a algum tempo as obras vão precisar de mais financiamento, aumento de gastos, etc. Mas os otimistas já estão dizendo: Calma no final dá tudo certo!
Porque no fim das contas a Copa realmente vai acontecer, porque tem que acontecer. Mas aí logo logo vão esquecer o que era o projeto inicial e o que realmente foi feito. O orçamento inicial e o que realmente foi gasto. É complicado esperar que as coisas mudem.
Bem, não posso dizer que estou feliz com a crítica do Secretário-geral da FIFA, mas isso me dá um pouco de esperança, afinal depois de alguns puxões de orelha a criança aprende...
O problema é se o Brasil vai aprender "educadamente" ou se vai ter que partir para a agressão...
Não sei, mas acho que não estou errado quando começo a ser um pouco pessimista com a atual situação... É que já não acredito mais no papai noel e não acho que seja tudo culpa dos outros, porque ninguém nunca chama a responsabilidade e assume a culpa!

Timótheo Batista