23 de abril de 2010

Contagem Regressiva...

Parece que o Ministro do Esporte, Orlando Silva, percebeu que depois das promessas de obras para a Copa-2014 e a conquista do direito a sediar o evento, as cidades simplesmente estagnaram as obras.
O ministro anunciou que quem não cumprir o calendário das obras será cortada, o Brasil tem o projeto de 12 cidades sede, quando a FIFA necessita de 8 cidades, são 8 grupos. A data limite é 3 de maio, mas até então tem muita água para passar por debaixo da ponte... E se serão realmente cortadas ou não... É outro problema...
O governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Anastasia, já aproveitou para anunciar que o Mineirão é o único estádio brasileiro que segue o calendário. Segundo o governador em julho o estádio será fechado e por dois anos o América, Atlético e Cruzeiro não poderão jogar no estádio.
Agora quero ver os clubes encontrarem uma saída... Os clubes brasileiros ainda são dependentes dos estádios públicos e não investem em estádios e/ou arenas próprias.
Recentemente o Cruzeiro anunciou uma parceria com a Líbia para construir um Centro de Treinamento altamente moderno e que devolveria ao clube o topo da lista de ct mais moderno do país, que segundo o dirigente Dimas Fonseca a lista agora é encabeçada por Atlético-PR, São Paulo e então Cruzeiro.
O novo CT seria chamado Toca da Raposa 3 e também inclui uma arena multiuso com capacidade para 30 mil pessoas. O custo seria bancado todo pelo governo líbio que deseja fazer um intercâmbio de atletas de categorias de base e também aproveitar o know-how do clube mineiro. O governo líbio tem pressa, pois quer ver resultados já na próxima Copa Africana de Nações 2014.
Bem que o Cruzeiro também poderia colocar um pouco mais de empenho e construir uma arena maior e assim ficar livre de uma vez da dependência do Mineirão, além de poder aumentar a sua renda com a gestão de uma arena própria... Mas é difícil largar o osso, ainda mais agora que o estádio vai ser reformado...
Mas para concluir, felicito o Atlético-PR que não só tomou o topo da lista de CT's com instalações mais modernas, como fez uma grande jogada levando a seleção para se concentrar lá antes de ir para a Copa do Mundo. Toda a imprensa agora volta os olhos para o Furacão, que é um dos poucos clubes brasileiros que tem uma arena multiuso própria.
Tem gente que acha que futebol é só paixão, ganhar ou perder... Mas também é geração de emprego, renda, educação, saúde etc. E a profissionalização do futebol pode ajudar a fazer a diferença entre um país em desenvolvimento e um país estagnado e dependente da conquista de uma Copa do Mundo para poder ter alguma alegria...

Timótheo Batista