15 de abril de 2010

Quando a teoria vira prática!

Em meio a tantos livros e autores sobre marketing esportivo, um dos que se destaca, inclusive por ser um dos pioneiros do tema, é João Henrique Areias. Para muitos um autor antigo, que só aborda cases e que não contribui para a situação atual. Mas com o devido respeito, esse homem foi muito importante para o esporte nacional, em diversos momentos. Em especial, foi um dos primeiros integrantes do Clube dos 13, que recentemente teve eleição e o Fábio Koff foi reeleito presidente.
Em seus livros, Areias aborda várias estratégias de gestão para as entidades esportivas, pois vão muito além do marketing. Estratégias que tratam desde o espaço não utilizado pelos clubes ao longo do ano ao trato "personalizado" do torcedor. Isso já nos anos 90, temas que até hoje ocupam as aulas de administração e marketing, como fidelização do cliente, diversificação do produto etc. Areias já abordava o tema na ótica do marketing.
Mas hoje lendo a newsletter do Máquina do Esporte vi uma notícia importante do Avaí e fui ler a notícia completa, até que apareceu o nome de J. H. Areias e ficou fácil entender como Avaí, que com todo respeito, um clube pequeno, com pouco tempo de série A, já sabe como focar ações para ganhar espaço publicitário e assim não recusar qualquer proposta de patrocínio. (Vale a pena ler a notícia completa)
E decidi buscar mais sobre o autor e encontrei - no youtube, lógico - uma entrevista em 2007 com ninguém mais ninguém menos que o Juca Kfouri, onde o objetivo era divulgar o livro "Uma bela jogada", mas Areias fala inclusive sobre outros temas importantes para o crescimento do marketing esportivo nacional e internacional. Como a reviravolta das Olimpíadas de Los Angeles 1984, recomendo o livro "A virada olímpica" de Michael Payne que comenta mais detalhadamente esse e outros casos de bastidores do esporte mundial.
Mas para concluir com uma crítica, o Flamengo que se diz inovador na gestão de marketing, não deu espaço para o trabalho de Areias. Não estou dizendo que tudo o que ele toca vira ouro, mas pelo menos não mais um dos que segue a linha: Faça o que eu digo, não faça o que eu faço. Areias, está provando que escreve, lê, estuda, trabalha e vive para (e do) marketing esportivo.

Timótheo Morais