16 de julho de 2009

Para onde estão levando o nosso esporte?

Sempre começando com uma má notícia, para terminar falando de coisa boa (ou não...): Sinto muito Cruzeiro... Os clubes brasileiros desaprenderam a jogar Libertadores!?
Mas parabéns ao blog e ao visitantes que nos ajudaram a ultrapassar a marca de 2000 visitas, não houve nenhum post de um ano, porque mais importante que o "tempo de vida" é como você viveu esses dias...
Indo direto ao ponto, a partir de agora, levanto as questões: Onde está a nossa prestação de contas? Para onde estamos indo? E quem está ao volante???
Procurei em vários buscadores a explicação de como é feito e para onde vai o investimento realizado no esporte brasileiro.
Muitos dizem que o Pan-07 superou a expectativa de gastos, mas pouco se fala do resultado desse investimento. A FIPE anunciou um lucro de 58%, mas o Governo Federal ainda não anunciou o total de gastos realizados... Não dá pra confiar nessa informação, respeito a FIPE, mas se não sabemos o custo como anunciamos um lucro??? Mas o Pan também foi "bom", para algumas federações como a CBV, que conseguiu reduzir o déficit, mas continuou com déficit de mais de um milhão de reais.
No país do futebol, não podemos deixar de citar a CBF que anunciou um lucro três vezes maior que o exercício anterior, entretanto o "lucro" está levando em conta uma verba adiantada à CBF, ou seja, a CBF está vendendo fiado (vende agora, recebe agora, entrega quando puder...hehe). Provando assim, que além de não entender de "troca de presidente e eleições sazonais", tampouco entende como funciona o jogo, financeiramente falando.
Sei que as realidades são diferentes, mas vejamos o anúncio dos resultados da última etapa da Copa Davis que foi realizada em Marbella-Espanha: Lucro de R$ 27,5 milhões. Receita do sucesso não existe, mas foram três dias de evento e uma fortuna arrecadada (R$ 3 mi/dia), a organização anunciou que 94% da capacidade hotelera foi ocupada, cumprindo a visão dos principais patrocinadores, dentre eles a rede NH Hotéis (quem é grande não dá tiro na água...).
É amigos, como diria o gato Cheshire, de Alice no país das maravilhas: Para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve...


Timótheo Morais