7 de dezembro de 2011

O esporte cearense se destaca!!!

É um final de ano de muita alegria para o esporte cearense! Isabela Sousa foi campeã do ISA World Bodyboarding Games nas Ilhas Canárias - Espanha. Naílson Amaral, Jefte Saraiva e Darlene Soares foram Bicampeões Sul-americanos com a Seleção Brasileira de Beach Handebol, em Manta no Equador. No último domingo, Luis Altamir conquistou o ouro na natação, na prova dos 100m borboleta, nas Olimpíadas Escolares (de 15 a 17 anos) em Curitiba - PR.

A Isabela Sousa aumentou a sua galeria de títulos: Campeã Mundial; Bicampeã Brasileira;Tricampeã Latina... Faltava ainda o título do ISA Bodyboarding Games. Faltava!!! Nesse sábado, a cearense Isabela Sousa marcou mais um capítulo em sua curta, mas vitoriosa história, no bodyboarding. Surfando com muita personalidade, a atleta de Fortaleza venceu o ISA Bodyboarding Games, disputado em Galdar, nas Ilhas Canárias, e coroou mais uma brilhante temporada.

Superando uma dura lesão, ocorrida na final da última etapa do circuito mundial, a cearense precisou entrar na água três vezes nesse sábado, 03/12, para levantar a única taça que restava em sua galeria de conquistas.

Após ficar em terceiro lugar na primeira bateria do dia, Isabela precisou disputar a final da repescagem. Mostrando que o terceiro lugar na bateria anterior havia sido um pequeno descuido, a valente atleta da praia de Icaraí superou todos os limites de uma temporada desgastante e venceu a final da repescagem. Na decisão, a cearense cravou 12,50 pontos e venceu Anna Cecile Lacoste (2ª - França), Alexandra Ginder (3ª – Alemanha) e Ruth Parra (4ª – Venezuela). Ao final da bateria, Isabela comemorou muito com os brasileiros a medalha de ouro no ISA Bodyboarding Games.

Isabela Sousa conta com os patrocínios da PENA, Governo do Estado do Ceará (SESPORTE) e Co-patrocínio das Pranchas Genesis. (texto adaptado do Pena Surf)

Os cearenses do Beach Handebol deram show! Potência mundial da modalidade, o Brasil não tomou conhecimento dos argentinos e venceram as duas partidas sem perder um set sequer. Tanto no masculino, quanto no feminino, o Brasil venceu todas suas partidas na competição por 2 a 0.

Na disputa feminina, o Brasil passou sem muitos sustos, com parciais de 22 a 8 na primeira etapa e 18 a 12 na segunda. "Desde o início da competição mantivemos um ritmo forte e conseguimos o primeiro lugar. Para mim, esse título é muito especial. Lutei muito para estar nessa posição. Esse grupo está renovado e essa força que elas impuseram dentro de quadra foi o sabor especial dessa conquista", comentou Jerusa, atleta mais experiente da equipe, na seleção desde 2005.Queria parabenizar especialmente a Darlene, que passou por uma grande pressão, a de voltar a seleção. Ela que estava voltando de uma cirurgia e sabia que precisava treinar dobradopara estar onde queria - e merecia. Passou algumas dificuldades, até injeção anti-tetânica teve.Mas esses obstáculos, uma vez superados, só servem para engrandecer essa conquista! Parabéns por tudo que você superou para hoje estar voltando para casa com a medalha de ouro!

O time masculino entrou em quadra logo depois, disposto a provar porque é tricampeonato mundial. A Argentina, porém, conseguiu equilibrar um pouco, exigindo bastante da seleção nacional. No fim, 18 a 12 e 20 a 15 e a medalha de ouro no peito, como na edição de 2009, em Montevidéu. "A palavra que define essa conquista é superação. A base continua, mas o grupo está sempre se renovando. Os garotos que têm vindo, mantém o mesmo nível, senão superior. Foram quase trinta dias treinando, três vezes ao dia. Agradeço o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira de Handebol. Isso é muito bom", falou Cirillo, de 28 anos, um dos líderes da equipe e que está a dez anos na Seleção Brasileira. Parabéns Naílson e Jefte!!

Ao final de mais um dia de Jogos Sul-americanos de Praia, o Brasil lidera o quadro de medalhas com um total de 12, sendo oito de ouro, uma de prata e três de bronze.

Luis Altamir é o prodígio da natação cearense. Na manhã do último domingo (4/12/11), Luis conquistou a primeira medalha de ouro para o Estado do Ceará. Altamir fez o seu melhor tempo, 57s, nos 100m borboleta e subiu no lugar mais alto do pódio, em disputa válida pela etapa Nacional das Olimpíadas Escolares 2011, para 15 a 17 anos, em Curitiba (PR). (Foto: Gaspar Nóbrega)

"Estou muito feliz porque melhorei meu tempo e é isso que importa", revelou Altamir, que ainda disputou as provas de 50m borboleta e 100m livre. "Espero conquistar mais medalhas para o meu Estado", finalizou.

Tem mais, Fortaleza está sediando nesta semana dois eventos de grandes proporções: II Torneio Mundial de Futsal Feminino no Ginásio Paulo Sarasate (entre 05/12 e 10/12) e o Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia (entre 06/12 e 10/12). Também tem o nosso colega Tancredo Menezes, treinador da seleção cearense de basquetebol feminino, que está em Curitiba para as Olimpíadas Escolares. Estamos torcendo a distância! Sucesso Kedão!!!

Fontes: Jornal Escanteio, Sesporte e Pena Surf.

Timótheo Batista