18 de agosto de 2011

Ciclo Olímpico

Nunca é tarde para "rasgar seda". O mês de agosto está trazendo bons resultados ao handebol cearense. Lógico que isso não é por acaso, senão resultado de muito trabalho. Desde as categorias de base-escolares e é exatamente essa geração que gostaria de destacar.

No começo do mês, de 2 a 6 de agosto, em São Gonçalo-RJ houve o Campeonato Brasileiro de Seleções Brasil Olímpico Feminino 2011 na categoria cadete, até 15 anos. A seleção cearense conquistou o 3º lugar na competição.
(Na foto, prof. Fabiano Lima, a esq., e o Secretário de Esportes Gony Arruda prestigiando as atletas).

O objetivo deste campeonato e da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) era preparar a futura seleção brasileira adulta de handebol, focando nos Jogos Olímpicos Rio-2016. A seleção cearense tem como técnico o Prof. Fabiano Lima e o auxiliar Prof. Roberto Sousa. A seleção contou com 15 atletas de 8 cidades, comprovando a força do handebol no interior. A delegação viajou com o patrocínio do Colégio Darwin e da Sesporte.

Mas deixando a seleção cearense, vamos focar na atual competição: Campeonato Brasileiro de Handebol Cadete Feminino em Cuiabá-Mato Grosso, no ginásio Aecim Tocantins. O campeonato conta com a participação de 12 equipes, o mesmo foi organizado pela Federação Mato-grossense e com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (SEEL).

No caso desta competição não se trata de seleções, mas de clubes. A equipe cearense é o Evolutivo/Handebol Clube Cearense, que conta com a mesma comissão técnica da seleção cearense, prof. Fabiano Lima e prof. Roberto Sousa. As chaves estão organizadas da seguinte forma:
Grupo A: Capão/Petrobras (RS), A Cariaciquense (ES) e Colégio Notre Dame de Lourdes/CEFHA (MT).
Grupo B: Esporte Clube Pinheiros (SP), BCV (SP) e QI/Anglo (MT).
Grupo C: Santa/Feevale/Novo Hamburgo (RS), GAO (RS) e SESI/Para de Minas (MG).
Grupo D: ASHb/Sorriso (MT), MESC (SP) e Evolutivo/Handebol Clube Cearense (CE).

O Campeonato já está em andamento, já tivemos duas rodadas. O Evolutivo/HCC venceu a primeira partida contra o MESC (SP) por 21 a 19 (12 a 11). A artilheira da partida foi Vaniele Abreu, do Evolutivo/HCC com 10 gols. Entretanto perdeu a segunda partida, contra o ASHb/Sorriso (MT) por 34 a 26. [Mais informações sobre a 1ª rodada]

Se não fosse o esforço enorme das federações e dos profissionais do esporte amador isso tudo não existiria. O Brasil está realizando um ciclo olímpico, os JJOO Rio-2016 estão muito próximos. O esporte amador nacional precisa de mais fôlego. É possível perceber pelos nomes das equipes que existem pessoas-empresas-instituições que acreditam nesta causa.

O público precisa considerar isso. Ir ao ginásio, prestigiar o evento, valorizar os patrocinadores que investem pesado para que tudo isso aconteça. O fato desta competição não estar sendo transmitida ao vivo para todo o mundo, não significa que tenha menor valor, muito pelo contrário, é com organização e planejamento que vamos seguir crescendo.

Gostaria de terminar parabenizando (quase agradecendo) ao Colégio Darwin, ao Colégio Evolutivo e ao Handebol Clube Cearense por acreditarem sempre na modalidade, deste a base até o adulto. É verdade que há quem reclame das bolsas oferecidas aos alunos, mas isto é assunto para uma outra conversa!

Timótheo Batista