23 de janeiro de 2011

O retorno do investimento

O título parece nome de filme, mas é uma expressão do mundo financeiro, que como o nome já sugere, significa o retorno do capital investido. O entrosamento do mundo das finanças com o mundo da bola já não é mais novidade, mas poucas pessoas esperavam ver o futebol brasileiro chegar onde está!
O campeonato brasileiro é o 3º maior em receita arrecadada com camisas no mundo. Ficando atrás apenas da Premier League - Inglaterra (1º) e da Bundesliga - Alemanha (2º). O valor arrecadado
ultrapassa os 100 milhões de euros, o que daria uns R$ 240 milhões. Realmente estamos falando de um grande valor, o que exige grandes investimentos, uma grande fatia de mercado e sem dúvida um "suculento retorno".
O mercado brasileiro ainda precisa se preparar para crescer ainda mais, pois quanto mais nos aproximamos da Copa-2014 mais a mídia estará voltada para o Brasil.
Uma outra (boa) surpresa veio com o levantamento da empresa de consultoria de mercado esportivo, Sport+Markt. O Corinthians foi o 4º clube, no mundo, que mais arrecadou com os patrocínios na camisa. O SCCP arrecadou, segundo a Sport+Markt, cerca de 22 milhões de euros. Empatando com um dos finalistas da última Liga dos Campeões da Europa, Bayern München (do Ribèry, Van Bommel, Robben). O SCCP ficou atrás somente de Man. United, Liverpool e Real Madrid.
Vale ressaltar que a legislação brasileira ainda não permite a divulgação de sites de apostas na internet, isso também se aplica a patrocínios. Essa empresas com certeza aumentarão esses valores, pois aumentará a disputa pelas cotas principais (ou máster).
Porém o valor arrecadado pelo SCCP não se deve somente a sua cota máster, é justamente o contrário. O clube vem se destacando nos últimos anos pelas ações de marketing envolvendo sua camisa: Criaram a camisa roxa; a camisa com as fotos 3x4 de torcedores, cada um pagou para colocar sua foto, o clube arrecada com a foto e com a venda da camisa (Sensacional!); mais recentemente criaram a camisa retrô, em homenagem ao centenário do clube. Essas ações chamam atenção para um importante patrimônio do clube, as cotas de patrocínio na camisa.
Logo então decidiu pulverizar e explorar cada espaço do uniforme, inclusive o espaço dentro e entre os números do uniforme.
Para finalizar, o clube decidiu modificar o painel que fica na sala de imprensa. Até pouco tempo os logotipos das empresas obedeciam suas cores originais. Mas agora são todos preto e branco, o único detalhe vermelho no painel da coletiva de imprensa são os remos no escudo do clube. Mas vale lembrar que isso não é pioneiro! Em 1987 o Grêmio de Porto Alegre assinara um contrato com a Coca-Cola, um contrato coletivo, outros clubes também assinaram. Porém o Grêmio parou as negociações alegando que não permitiria o logotipo da Coca-Cola no seu uniforme, a justificativa era que no uniforme gremista, o vermelho não entrava! Então foi a primeira vez que a Coca-Cola lançou seu logotipo preto com as letras brancas, exclusivamente para a camisa do GFBPA. Parece que o Rosenberg, vice-presidente de marketing do Corinthians, conhece bem a história do marketing esportivo brasileiro!

Timótheo Batista