17 de dezembro de 2010

O papai noel chegou...

Nesse fim de ano todo mundo está abrindo seus presentes, inclusive os times de futebol, e vendo o que ganhou - rentabilizou - em 2010. Destaque para os times que acabaram a temporada sem títulos, mas terminarm a com uma bela ceia de natal.
O Corinthians começou a temporada fazendo caras e bocas, prometendo títulos e até estádio. Mas deixando a política de lado as promessas de lado e falando de realidade, a única vitória relevante do Corinthians foi a campanha de marketing visando a valorização da marca.
Realmente é difícil não concordar que o que foi feito, embora muito investimento tenha sido em vão, alavancou o nome do time a patamares antes desconhecidos. Desde a contratação de Ronaldo e Roberto Carlos, passando pelo show da virada do centenário, aos valores dos contratos de publicidade. A "marca Corinthians" em 2010 atingiu o valor de R$ 749,8
milhões, a mais valiosa entre os clubes brasileiros segundo a Crowe Horwarth RCS.
O time também foi o que mais faturou com os patrocínios neste ano, segundo a Trevisan Gestão do Esporte o faturamento chegou a R$ 59,5 milhões, levando em consideração somente as cotas máster (peito e costas) de patrocínio.
Enquanto isso, o Cruzeiro já pensa em 2011 e divulgou o planejamento para faturar com a publicidade na camiseta. Espaço é o que não falta, afinal rentabilizar o carro-chefe de um clube deve ser uma prioridade. O clube foi o sexto no ranking da Trevisan, faturando R$ 23 milhões.

Seguindo a ordem do pódio, temos o Fluminense. O tricolor carioca demonstra que o futebol é quase um sinônimo de inexplicável. Ano passado escaparam do rebaixamento, esse ano ganham o título do Brasileirão 2010.
Vale ressaltar que o Fluminense foi o time que menos arrecadou com a cota máster, R$ 18,5 milhões, de acordo com a Trevisan. Mas lembremos que a Unimed - patrocinadora máster - foi quem garantiu a contratação e a permanência de peças-chave para o time.
Em uma posição intermediária na tabela, mas destaque na hora de contabilizar a temporada, o Ceará arrecadou R$ 4,1 milhões só em billheteria. As campanhas para atrair o torcedor e gerar renda, deram certo! O Ceará ficou atrás somente de Grêmio, R$ 4,3 milhões, e Corinthians, R$ 11milhões,
no ranking dos que arrecadaram mais com bilheteria.

Timótheo Batista