17 de setembro de 2008

¿Quanto vale seu nome?

¡Hola! Gostaria de começar perguntando quanto vale seu nome? Na Espanha não se fala em outra coisa, a palavra da "moda" é: Alonso. O piloto das Astúrias é simplesmente um herói, mesmo que para nós brasileiros ele não passe de um "ex-campeão" ou de mais um bom piloto. Aqui, se ele vai mal a culpa é do carro, mas longe de ser falta de profissionalismo ou (o famoso jargão brasileiro) puxar a sardinha para o seu lado, a imprensa geral comenta muito bem tudo o que acontece nas corridas e cada passo de Alonso é meticulosamente analisado e comparado ao dos outros pilotos.

O piloto aparece em todas as fotos, diversas marcas internacionais, e principalmente espanholas, possuem seus nomes relacionados a ele. Quer ver, vamos lá: O piloto começou na F-1 pela Renault, depois foi para a McLaren-Mercedes Benz, e consigo levou um contrato milionário do Banco Santander (espanhol). Saiu da equipe e atualmente corre pela Renault, que é patrocinada pela Telefónica (espanhola). O Santander já anunciou que não renovará com a escuderia de Hamilton, uma vez que o contrato termina no fim desta temporada. O banco pretende fechar uma parceria com a Ferrari, olha só: 25 milhões de euros pelo contrato com a Ferrari e, nada mais nada menos que, 30 milhões de euros se o Fernando Alonso guiar um dos carros da escuderia.

Sem contar as outras empresas que já estamparam ou estampam o macacão do asturiano, Hugo Boss, Puma, Mild Seven, Vodafone, Tag Heuer, ING e Guru. Esta última tem o logo da margarida (ao lado), existe um adesivo com essa margarida que é febre, tem em todos os carros, isqueiros, cadernos, chaveiros... Enfim o cara movimenta milhões, é o tal do Midas espanhol...



A imprensa espanhola exalta seus atletas, bem como Alonso. Eles não possuem o sentimento de despeito e inveja que existe no Brasil, onde o Globo Esporte só mostra futebol e exibindo closes nos atletas para não mostrar seus patrocinadores. Não só o G... Esporte, mas quase todos fazem isso, se você nunca "parou para perceber" isso, veja como a imprensa evita ao máximo expor os patrocinadores dos eventos esportivos.


Sem mencionar que o Alonso, não é apenas um atleta, mas um herói para os espanhóis. Agora pense como olhamos para Felipe Massa, prestes a ser campeão mundial. Depois de tanto sofrendo e vibrando por pilotos brasileiros para que chegassem, pelo menos, no pódio. Isso se chama gestão de atletas, criação de ídolos, mas é algo muito complexo para o amadorismo da organização esportiva brasileira. Não quero ser otimista dizendo que Massa vencerá o mundial, mas é que o Hamilton amarela e muito...hehe

A propósito, este macacão não foi confeccionado errado, foi uma ação de marketing de guerrilha. Se você estiver dirigindo um carro e olhar pelo retrovisor verá o nome das empresas perfeitamente, ou seja, você está na F-1, com Alonso no seu rastro e ainda tem que prestar atenção na propaganda da Vodafone...hehe!!! ¿¡Marketing não tem limites!?
Timótheo Morais