28 de agosto de 2008

Novos rumos para o futebol brasileiro!?

O futebol brasileiro realmente mudou... Observe quantos estrangeiros estão jogando o brasileirão, ou já jogaram por equipes brasileiras em 2008. O futebol parece viver um momento de glória em se tratando de transferências de jogadores, repatriando "grandes" nomes, importando talentos sul-americanos e exportando a nata do futebol nacional.
O Brasil se tornou o centro comercial do futebol sul-americano. Por aqui passam jogadores equatorianos, bolivianos, colombianos, argentinos, chilenos, paraguaios e uruguaios. Mas isto é um bom sinal, os clubes parecem estar se fortalecendo reestruturando seus cartéis, uma vez que ainda possuem categorias de base que revelam bons jogadores. O futebol brasileiro parece ter encontrado um caminho que conduza a organização e ao planejamento esportivo.
O bom momento dos clubes sul-americanos também influenciam essa situação. Alguns anos atrás o Colo Colo do Chile passou por uma crise séria e por pouco não fechou as portas, até que um grupo de empresários assumiu a administração do clube e deu uma guinada na história do clube, com a meta traçada de vender 4 a 5 jogadores por ano, os empresários acreditavam que poderiam arrecadar fundos para recolocar o Colo Colo entre os melhores times do continente. Conseguiram! Recentemente, só ao futebol brasileiro vieram Valdívia e Gonzalo Fierro, para Palmeiras e Flamengo respectivamente. O clube ganhou tudo no Chile em 2006 e 2007, organização gera resultados!!
Mas as equipes brasileiras também já se mostram adaptadas à janela européia de negociação de jogadores, uma janela que parece nunca fechar, pois o tempo todo tem jogador saindo do Brasil. A partir de então os clubes passaram a utilizar a Série B como "vitrine" de bons atletas, sábia decisão, e passaram a ser alvo dos empresários dos jogadores de países sul-americanos que precisam de um campeonato forte, o Brasileirão sem dúvida é o maior e mais forte campeonato do continente.
E apesar do bronze olímpico ainda não descer muito bem, tem jogador colhendo os frutos da medalha, pelo menos três já mudaram de clube, Alex Silva e Thiago Neves estão indo para o futebol alemão, o último ainda estaria em processo de negociação. O goleiro Renan sequer voltou a treinar no Internacional de Porto Alegre. Já Rafael Sóbis dizem ter recebido um aviso do treinador do Bétis que não o utilizaria no plantel (que notícia boa para se receber depois de uma olimpíada, hein?), parece que o brasileiro seguirá atrás de Abel Braga, quase uma garantia de que poderá ser titular, e jogará no futebol árabe.
Bem o mundo da bola não pára, tem até jogador dos Emirados Árabes voltando para jogar no Brasil, vamos ver se essa receita bem "encorpada", palavras do Caio Júnior, vai trazer resultados.
Até o Fortaleza, está trazendo jogador estrangeiro, trouxe Juan Fierro, um boliviano, "primo distante" do Fierro da Gávea.

Timótheo Morais