14 de junho de 2009

"Novos" rumos para o futebol brasileiro 2

Ano passado fizemos a primeira postagem, já percebendo as mudanças e antecipando os fatos...hehe
Como havíamos dito tem muito clube repatriando grandes nomes e importando outros grandes jogadores, mas até então era uma prática não muito percebida, agora é outra conversa:
Flamengo trouxe de volta o Adriano - Imperador e mantém o Kléberson; O Internacional está segurando o Nilmar; O Vasco, mesmo que na série B, está com Carlos Alberto, campeão mundial interclubes pelo Porto; O Grêmio contratou Maxi Lopéz; O Fluminense trouxe o Fred e o Carlos Alberto Parreira; O Corinthians já tem um tempo que trouxe o Fenômeno e o Souza; O Palmeiras trouxe o Edmílson.

Esses são alguns destaques do geral e o que eu lembro, mas eu quero comentar que aqui na Espanha se fala muito do ex-Real Madrid e Valência, Fernando Morientes, que pode ir para o Santos, realmente ver o Morientes treinando na Vila Belmiro seria uma revira-volta no cenário nacional e os ingressos gerados com esse jogador é difícil até de imaginar porque "vender" um grande jogador espanhol, jogando no Brasil, ainda é algo "desconhecido".
Pouco a pouco vamos detalhar os frutos dessas contratações, pois tem muito o que falar.

Pelo tempo e resultado, começamos pelo Corinthians, que fechou com o Ronaldo mediante um contrato a princípio arriscado pelas cifras, mas agora o "folheto de publicidade" que virou a camisa do time já está rendendo bastante para clube e jogador. O Souza, eu gostaria de entender como o Panathinaikos o contratou, qual foi a mentira que disseram para os gregos e como ainda conseguiram chegar nas oitavas de final da Liga dos Campeões, mas enfim, o Parque São Jorge agora tem um jogador de Champions League nos seus treinos.

Para terminar, falamos do Vasco, que mesmo na Série B (diga-se de passagem muito forte e equilibrada esse ano) segurou o Carlos Alberto, que já ganhou Liga dos Campeões e Mundial Interclubes com o Porto, de Portugal. Por outro lado, já causou problemas no São Paulo, Botafogo e no citado Corinthians, vamos ver o que está por vir...

Os clubes que eu não citei, não significa que não fizeram grandes contratações ou que não estão se organizando bem, só destaquei alguns clubes que me fazem pensar: O Brasileirão é o 5º melhor campeonato do mundo, atrás da Barclays Premier League (inglês), Liga BBVA (espanhol), Serie A TIM (italiano) e Bundesliga (alemão). Porque não???

Timótheo Morais