16 de outubro de 2008

Crítica Ácida


Sei que o Arthur vai ficar chateado comigo e vou ter que dizer que a previsão do Timothéo também foi por água abaixo, mas vou falar de futebol novamente. Alias vou falar de NÃO futebol... por que o apresentado ontem pela nossa seleção pentacampeã definitivamente não foi futebol, já vi jogos na Série A3 do paulista melhores.
Para encurtar um pouco a história vou tentar me centrar em 2 aspectos:
1- A falta de público.
2- A incapacidade técnica de Dunga.

1- Não é de se estranhar que o jogo Flamengo X Atlético-MG teve mais público que o Brasil ontem, quase 1 ano sem ganhar em solo tupiniquim e com agravante da campanha ridícula demonstrada pela verdadeira falta de amor a camisa 5 estrelas. Ah já anotem na lista de coisas para fazer em 2009 - "Ver um gol da seleção" por que esse ano não veremos mais.

2- Nunca escondi de ninguém minha decepção com o atual treinador, perdido na escolha dos jogadores, Juan (zagueiro) não tinha condições de jogar, nem de ser convocado para esse jogo, talvez quando recuperasse a forma, Kleber está longe de ser um lateral a altura de Roberto Carlos, assim como Maycon me faz sentir falta do Cafú (não se produziu bons laterais nesse tempo?) que não sabia cruzar mas apoiava bem. Não vou nem entrar no mérito de ainda ter que suportar Gilberto Silva em campo (se é que ele esteve no Maraca ontem), Josué parece que só funciona com o Mineiro do lado, 2 volantes retranqueiros, pouco criativos e que tocam mal (e para atrás) e muito, muito, mas muito lentos.

Kaká pouco fez, muito marcado por Vargas, bom jogador do Boca, Elano para mim ainda é mais um dos pesos mortos do Dunga, que não consegue acertar nenhum esquema tático, já tivemos jogos de todos os tipos nessa eliminatórias, jogamos contra retranca pesada, time que veio para cima, time que jogou no contra-ataque... e ele não acerta nunca, sempre temos desculpas para ouvir, um treinador que não tem capacidade de mudar um jogo, seja com uma alteração, seja com uma conversa de vestiário ou até mudar o esquema tático durante o jogo , como vi Muricy fazer e muitas vezes e Luxemburgo também, que mudava o esquema assim que conhecia a escalação adversária, não tem condições e calibre para comandar a seleção.

Para fechar, o ataque. Robinho provou mais uma vez que cansou de jogar bola, péssimo em campo, quanto ao Jô, acho que ele tem futuro, tem entrado bem, mas não tem capacidade (ainda) de ser titular, Pato então muito menos, mal joga no Milan, não tem experiência suficiente para vestir o manto. Não entendo a insistência em convocar e escalar Pato e Jô com 2 "matadores" jogando muito no Brasileirão, Kleber Pereira e Alex Mineiro merecem suas chances há muito tempo.

Querem ver um show de tática, de objetivo e de inteligência? assista domingo Palmeiras X São Paulo, ai sim tem técnico de verdade.
Adeus Dunga...

Abraço
Bruno Valverde

fotos: Arquivo/AE e G1.com